A CGI (TSX: GIB.A) (NYSE: GIB), uma das maiores empresas independentes de serviços de consultoria TI e de negócios do mundo, anunciauma expansão da iniciativa Universal Virtual Flight Data Recorder (UVFDR), desenvolvida com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial do Reino Unido (UKSA) no âmbito do programa Business Applications and Space Solutions (BASS).
A nova fase estabelecerá o CGI VirtualFlightRecorder, uma nova solução de propriedade intelectual da CGI que fornece uma solução escalável baseada na AWS para reforçar a segurança da aviação a nível mundial, abrindo novas formas de melhorar a eficiência operacional e proporcionando a conformidade com as normas emergentes de segurança e socorro aeronáutico mundial (GADSS).
Com base no sucesso do projeto UVFDR inicial, esta fase traduzirá os insights da primeira demonstração piloto em recursos operacionais, garantindo que o CGI VirtualFlightRecorder atenda aos mais recentes padrões globais de segurança aeronáutica, incluindo o alinhamento com os padrões e práticas recomendadas (SARPs) da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para GADSS. O UVFDR aproveita a tecnologia blockchain da CGI para garantir a autenticidade, integridade e segurança dos dados, abordando os desafios operacionais e regulamentares dos futuros sistemas de registo de dados de voo.
As principais melhorias que contribuirão para a segurança da aviação incluem
- Melhoria da resiliência dos dados em situações de emergência: demonstrando a transmissão de dados por satélite para voos em cenários de emergência, explorando soluções para a integralidade da telemetria de voo e a integridade dos dados através de voos com o Laboratório de Voo da Universidade de Cranfield.
- Conformidade com as normas globais: o sistema fornecerá uma via para um meio aceitável de conformidade com o GADSS com base nas recomendações da AESA, FAA e EUROCAE.
- Integração operacional sem descontinuidades: as interfaces e caraterísticas avançadas servirão de suporte à transmissão e monitorização de dados em tempo real, que podem ser integrados nos sistemas de aviação existentes através de dispositivos de interface com aeronaves (AID) normalmente disponíveis ou sistemas semelhantes.
- Integridade dos dados e admissibilidade legal: demonstrar a conformidade com as normas para a utilização de dados de voo em investigações regulamentares e legais.
O CGI VirtualFlightRecorder foi concebido a pensar no transporte aéreo comercial, na aviação geral e de negócios, bem como na mobilidade aérea avançada. Replicando a função de um gravador de voo tradicional protegido contra acidentes (Black Box) num ambiente virtual baseado na Cloud, o sistema permitirá o armazenamento seguro, autenticado e com controlo de proveniência dos dados transmitidos por uma aeronave durante o voo. Permitirá que os stakeholders da aviação - operadores de aeronaves, fabricantes e reguladores - disponham de uma ferramenta económica e fiável para melhorar a eficiência operacional, cumprir os requisitos de segurança internacionais e fornecer informações importantes em caso de incidente
Neil Timms, Vice-Presidente Sénior para o Espaço, Defesa e Inteligência da CGI no Reino Unido e na Austrália, afirmou: "Este projeto em curso sublinha o papel da CGI na promoção da segurança da aviação através de tecnologia transformadora. Ao transformar o UVFDR num serviço comercial, o CGI VirtualFlightRecorder ajudará os operadores de aeronaves a aumentar a sua eficiência operacional, enquanto apoia céus mais seguros, satisfazendo as necessidades operacionais, de segurança e regulamentares em constante evolução do setor."
Esta extensão é apoiada pela Agência Espacial do Reino Unido como parte do programa BASS da ESA, com contribuições adicionais do Centro de Investigação de Segurança e Acidentes e do Centro do Laboratório Nacional de Voo da Universidade de Cranfield, Code Magus Limited, Satellite Authorisation Systems (Pty) Ltd. (SatAuth), e AWS.
Sobre a CGI
Fundada em 1976, a CGI está entre as maiores empresas independentes de serviços de consultoria empresarial e de TI do mundo. Com 91.000 consultores e profissionais em todo o mundo, a CGI oferece um portefólio de capacidades end-to-end, desde a consultoria estratégica de TI e de negócios à integração de sistemas, serviços geridos de TI e de processos de negócios e soluções de propriedade intelectual. A CGI trabalha com os clientes através de um modelo de relacionamento local complementado por uma rede de entrega global que ajuda os clientes a transformar digitalmente as suas organizações e a acelerar os resultados. A receita reportada para o ano fiscal de 2024 da CGI é de CA$14,68 mil milhões e as ações da CGI estão cotadas na TSX (GIB.A) e na NYSE (GIB). Saiba mais em cgi.com.
Sobre o programa de Aplicações Empresariais e Soluções Espaciais (BASS) da ESA
As Soluções Espaciais da ESA ajudam as empresas de todos os cantos da Europa a tirar partido da tecnologia espacial para melhorar a vida na Terra. Trabalhamos lado a lado com a indústria, desenvolvendo soluções espaciais que farão crescer o seu negócio e trarão benefícios socioeconómicos essenciais. Todas as nossas actividades estão centradas na transição verde e na mudança global para um futuro mais digital e sustentável.
Para mais informações:
Investidores
Kevin Linder
Vice-Presidente Sénior, Relações com Investidores
kevin.linder@cgi.com
+1 905-973-8363
Meios de comunicação globais
Andrée-Anne Pelletier
Diretor, Relações com os Media
an.pelletier@cgi.com
Meios de comunicação locais
Manuela Rosa
Consultor Sénior, Relações com os Media e Comunicações, CGI, Portugal
manuela.rosa@cgi.com
+351 210 018 000
Márcia Oliveira
Account Manager, Bloomcast
marciaoliveira@bloomcast.pt
+351 935 872 967