A utilização responsável da IA tem como objetivo garantir que os resultados das iniciativas e soluções de IA são seguros, fiáveis e éticos. A democratização do uso da IA é uma grande oportunidade, mas também introduz desafios. A falta de transparência nas fontes dos dados e nos resultados, num contexto em grande parte não regulamentado, cria potenciais riscos para todas as organizações.

Estes riscos vão desde as violações de privacidade, aos direitos de autor, às ameaças à segurança, até às consequências financeiras e reputacionais. Um quadro de governação da IA que equilibre os impactos positivos com a mitigação dos riscos é fundamental para extrair todo o potencial da IA.

Os três pilares da IA responsável:

  • Robustez: garantir a fiabilidade e segurança dos resultados e a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, permitindo processos rigorosos de conceção, desenvolvimento, testes e operações, e apoiados em políticas e práticas de privacidade e segurança.
  • Ética: assegurar que os objetivos da utilização da IA estão alinhados com os valores humanos e que promovem ativamente a justiça e a inclusão, e que os resultados beneficiam de forma sustentável os indivíduos, a sociedade e o ambiente.
  • Confiável: Assegurar que a utilização da IA se baseia em modelos explicáveis e interpretáveis, bem como em contributos e resultados transparentes. Isto inclui assumir a responsabilidade pelas tecnologias de IA que uma organização controla.

Na CGI, utilizamos uma abordagem de IA responsável nas nossas operações. Também ajudamos os clientes a terem uma utilização da IA responsável, através da nossa framework de risco, ajudando-os a desenvolver as suas competências para aplicar a IA com benefícios concretos.

Quando, de forma colaborativa, aconselhamos os clientes na definição do seus planos de IA responsável e centrados no ser humano, temos em atenção a necessidade de:

  • Estabelecer os níveis certos de supervisão e governação para obter resultados robustos, éticos e fiáveis;
  • Compreender os riscos específicos dos diferentes modelos de IA;
  • Selecionar a combinação certa de modelos de IA (leia mais sobre ecossistemas de IA multi-modelo no nosso blogue).
Managed IT services consultants gesture to a solution on a computer monitor

Leia mais sobre a adoção de IA responsável no nosso blogue, incluindo a necessidade de garantir que os especialistas no tema e os responsáveis de negócio são incluídos na interpretação das respostas para garantir a relevância dos insights. As nossas frameworks e ferramentas pré-feitas, apresentadas na figura abaixo, podem ajudá-lo a incorporar a IA responsável na sua estratégia e nos seus planos desde o início.

AI design