Lisboa, 10 de julho de 2023

A CGI (TSX: GIB.A) (NYSE: GIB), líder mundial em consultoria de TI e de negócio, esteve presente na segunda reunião de acompanhamento do “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e tem como objetivo operar uma mudança real no atual contexto de vulnerabilidade associado ao emprego dos jovens. A iniciativa é promovida pela Fundação José Neves e pelo Governo, através da Secretaria de Estado do Trabalho.

O encontro, que se sucedeu ao lançamento do Pacto a 19 de janeiro de 2023, e decorreu hoje no Picadeiro Real de Belém, formalizou ainda a adesão de 51 novas empresas, que se juntam assim às primeiras 50 empresas aderentes, da qual a CGI faz parte.  

Estiveram presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, José Neves, as empresas signatárias e os seus jovens representantes, e as entidades associadas.

São 101 as empresas portuguesas signatárias do Pacto, com um volume de negócios de 78 mil milhões de euros e que dão emprego a cerca de 260 mil pessoas. 

Com esta parceria, a CGI compromete-se, até 2026 e através de um conjunto de metas fixadas, a reforçar a aposta em diversos indicadores, designadamente, a contratar e a reter jovens trabalhadores, a proporcionar emprego de qualidade para os jovens, a formá-los e a desenvolvê-los.

Para Carlos Lourenço, Senior Vice-Presidente da CGI em Portugal, “esta parceria vem reforçar o compromisso da CGI com duas das suas prioridades ESG globais: as pessoas e as comunidades. Temos a ambição de apoiar a entrada de jovens no mercado de trabalho através da formação, contratação e retenção, promovendo o seu bem-estar e comprometendo-nos com fatores de igualdade, equidade e inclusão.”

Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, realça que o Pacto “é um acordo muito importante para o país, que une as empresas e entidades públicas para responder a uma realidade com que o país se debate há demasiados anos: a vulnerabilidade do emprego dos jovens, mesmo dos mais qualificados. A nossa expetativa é que deste compromisso resulte a criação de soluções para uma mudança estrutural que contrarie o atual estado das coisas, e que promova uma resposta às necessidades e aos anseios dos jovens portugueses que querem encontrar no nosso país as condições que ambicionam para uma progressão profissional e dignidade pessoal.”

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” considera jovens até aos 29 anos, inclusive. As metas de progresso até 2026, que constam no documento, são diferenciadas de acordo com a margem de progresso potencial de cada empresa.

O documento com o “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” pode ser consultado na íntegra através do link http://joseneves.org/pacto.

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” surge na sequência do lançamento do Livro Branco, em dezembro de 2022, uma iniciativa da Fundação José Neves, do Observatório do Emprego Jovem e da Organização Internacional do Trabalho para Portugal, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. O documento faz um diagnóstico sobre o emprego dos jovens em Portugal e a sua vulnerabilidade, e aponta várias áreas de intervenção prioritárias para a criação de mais e melhores empregos para os jovens.

Sobre a CGI

Fundada em 1976, a CGI está entre as maiores empresas independentes de serviços de TI e de consultoria de negócio mundiais. Com 91.000 mil consultores e outros profissionais em todo o mundo, a CGI disponibiliza um portfólio completo de capacidades, desde consultoria estratégica de TI e de negócio, integração de sistemas, serviços geridos de TI e de processos de negócio, e soluções de propriedade intelectual. A CGI trabalha com os clientes através de um modelo de proximidade, complementado por uma rede de prestadores de serviços mundial, para apoiar os clientes na transformação digital das suas organizações e acelerar os resultados. A receita declarada pela CGI no ano fiscal de 2022 foi de 12,87 mil milhões de dólares canadianos e as ações da CGI estão cotadas no TSX (GIB.A) e na NYSE (GIB). Saiba mais em cgi.com.

Para mais informações:

Manuela Rosa
Senior Consultant, Media Relations and Communications, CGI, Portugal
manuela.rosa@cgi.com
+351 210 018 000

Márcia Oliveira
Account Manager
marciaoliveira@bloomcast.pt
+351 935 872 967