O voluntariado corporativo, prática em que os colaboradores das organizações dedicam o seu tempo e competências para apoiar iniciativas de solidariedade social, não é algo novo, mas, surge cada vez mais, como uma força poderosa para uma mudança positiva nas comunidades de todo o mundo. Para além dos domínios tradicionais das margens de lucro e de quota de mercado, atualmente as empresas reconhecem o profundo impacto que podem ter na sociedade através de um envolvimento estratégico e significativo em actividades de voluntariado. Falamos de uma ferramenta transformadora para promover mudanças positivas nas comunidades, que beneficia igualmente as organizações ao posicioná-las como entidades socialmente responsáveis.

O voluntariado corporativo não é, nem pode ser entendido apenas como um ato de altruísmo, mas sim como um investimento estratégico nas comunidades onde as empresas operam. Ao participarem ativamente em iniciativas locais, as empresas contribuem para o bem-estar social e económico da comunidade criando em simultâneo um sentimento de goodwill junto dos seus stakeholders.

Importa destacar que, numa altura em que o trabalho remoto ou hibrido “tomou conta” da maior parte das empresas, o envolvimento dos colaboradores em atividades de voluntariado dá-lhes um sentido de objetivo que vai para além das suas tarefas diárias. Estas iniciativas promovem uma cultura empresarial positiva e uma maior ligação à empresa, aumentando assim a satisfação dos colaboradores que sentem que o seu trabalho se estende para além do escritório e que pode ter um impacto direto na vida das comunidades, tornando-o numa experiência mais significativa e gratificante.

Quer se trate de gestão de projetos, comunicação ou resolução de problemas, estas experiências contribuem para o crescimento profissional do colaborador enquanto indivíduo. Para além disso, o voluntariado envolve frequentemente trabalho de equipa, sendo esta uma excelente oportunidade de as empresas promoverem a colaboração e a coesão.

É visível que todos estamos cada vez mais conscientes da importância de pertencermos a empresas onde a responsabilidade social faz parte dos seus valores e missão. As organizações que se envolvem ativamente em projetos de serviço comunitário e de voluntariado corporativo criam, no mercado e junto de todos os seus stakeholders, uma imagem de marca positiva que contribui para a fidelidade e confiança na organização.

O voluntariado corporativo não é apenas uma atividade de bem-estar; é um imperativo estratégico que beneficia tanto as empresas como as comunidades que estas servem. Através de um envolvimento ponderado e com impacto, as empresas podem contribuir para uma mudança social positiva, construir comunidades mais fortes e criar um legado duradouro de práticas empresariais responsáveis.

Manuela Rosa
Senior Consultant, ESG Lead, CGI
Publicado originalmente na revista Líder, 27 de Dezembro de 2023